terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

COMO ENCANTAR OS USUÁRIOS DO SUS

Como Encantar os Usuários do SUS
Norival R Silva

No mercado de serviços de saúde, especialmente no Sistema Público de Saúde, conhecido como SUS o reconhecimento da qualidade do serviço, a fidelização do Usuário e seu encantamento não é uma obra do acaso. Para encantar os Usuários do SUS é preciso que o profissional de saúde tenha a capacidade de “encantar pessoas”. Na rede primária de serviços onde estão situadas as equipes que compõem a Estratégia Saúde da Família é preciso que a Equipe tenha também o propósito de encantar os Usuários.
Minha experiência na convivência com usuários, equipes e gestores do SUS me levou a aprender que seu trabalho como “encantador de pessoas” não acaba quando você termina o atendimento e o usuário retorna para sua casa – seu trabalho está apenas começando.
Ainda há muito poucos exemplos de atitudes na área da saúde. Por isso vou começar recordando o Comandante Rolin (CEO da TAM – in memoriam), ele respondia pessoalmente a todas as cartas que recebia de seus clientes. Levantava-se as 05 horas da manhã e as 07h ele já estava na porta do avião cumprimentando a entrada dos passageiros.
O maior vendedor de carros do mundo, que esteve por 12 anos consecutivos no livro Guiness, disse que o segredo é trabalho, trabalho e trabalho. Todos os dias ele escrevia de próprio punho, sete cartões postais para seus clientes. Começava na letra “A” de sua agenda e ia até a ”Z”. Enviava mensagens de agradecimento, de estimulo e de parabéns pela escolha da compra.
O Prefeito de Luís Eduardo Magalhães, todas as segundas feiras, logo cedo, por volta de 07h00 faz pelo menos 05 telefonemas para usuários que foram atendidos nas Unidades Básicas de Saúde com consultas médicas ou outros serviços. No contato com os Usuários, cuja reação inicial era não acreditar que no telefone estava mesmo o Prefeito, ele questionava sobre a qualidade do atendimento que ela ou ele recebeu durante seu atendimento. Falava, sobre o Médico a Enfermeira, a higiene do ambiente a segurança dos procedimentos, etc. O resultado é que cada um dos Usuários que receberam o telefonema comentou com pelo menos 50 pessoas sobre o gesto: “imagina, o Prefeito Humberto ligou logo cedo para saber como eu fui atendida. Nunca ninguém fez isso! Parece que ele está mesmo preocupado comigo. Boa gente ele”.
A Qualidade do Serviço oferecido na área da Saúde Pública é resultado de um Cenário de Sensações, sentidas pela comunidade em relação ao Gestor.
Para a população, o que mais importa não é obras, instalações e equipamentos, o que importa mesmo é “se sentir protegida” pelo Gestor.
São estas as condicionantes que definem a área da Saúde como a mais complexa de todas as políticas públicas. Um ambiente dominado essencialmente por todo tipo de emoções. No setor privado de serviços, normalmente enxergamos dois fatores básicos no cenário de atendimento. Conhecer o Cliente e Conhecer o Produto. No Sistema Público de Saúde é preciso acrescentar um outro fator ainda pouco conhecido pelos especialistas/consultores do atendimento: as emoções (incluindo ai dor, sofrimento, angustia, baixa estima, etc.…).
Como dizem os psicanalistas Mooney & Berheim, em um ambiente dominado pelo alto nível emocional, as exigências do Usuário/Consumidor são sempre maiores do que em relação a outros setores de mercado. Isso para não falar nas sensações de “direitos e deveres” que impregnar a personalidade do Usuário do SUS. Todos os dias ele ouve alguém lhe dizer: na área da saúde o direito é seu e o dever é do estado. Portando, você que é um profissional de saúde, não espere elogio por um trabalho bem feito. Trabalho “bem feito” é a expectativa do usuário! Se você quiser elogio, vá além de suas expectativas.
Como já disse minha convivência e experiência acumulada no setor público de saúde, me leva a relacionar as condutas e atitudes que podem levar ao encantamento dos Usuários:
     I.         Ganhe Minha Confiança – sem ela você não vai, sob nenhuma hipótese ter meu reconhecimento e nem vai conquista minha lealdade e satisfação;
   II.         Satisfaça meus Desejos – O Usuário do SUS, não “compra” consultas, remédios, exames, vacinas, etc. Ele quer ver satisfeitos primeiros seus desejos, suas emoções, atendido com simpatia, compromisso e resolutividade.
 III.         Facilite minha vida – Desobstrua os caminhos para chegar até meus desejos. Não crie obstáculos, quando eu estiver no seu ambiente me dê um pouco de conforto, higiene, não me faça esperar sem precisar e você poderá contar sempre comigo – quando eu entrar na sua Unidade me receba como alguém importante – exatamente como você faz quando recebe alguém da sua família.
  IV.         Me deixe aprender como funciona o serviço – Encontre um jeito de fazer com que o Usuário saiba como acessar mais facilmente o serviço e qual a “porta certa” para bater quando ele precisar de algum serviço de saúde.
    V.         Vá além das minhas expectativas – Conheço todos os meus direitos e também sei quais são seus deveres, não espere elogio apenas com o atendimento que é sua obrigação. Faça um pouco mais do que eu espero, então começarei a lhe elogiar.
  VI.         Procure me conhecer melhor – Saiba tudo o que puder sobre mim, afinal não tenho opção de escolher uma Unidade que preste serviço com qualidade – moro na micro área vinculada a sua Unidade, se você me tratar mal só me resta virar um terrorista e fazer o mesmo com você. Por isso, me trate pelo nome, conheça um pouco do meu estilo de vida, da minha família do meu ambiente.
VII.         Continue comigo depois do meu atendimento – Seu trabalho não termina quando termina minha consulta ou meu exame. Se quiser me encantar, encontre um jeito de fazer contato comigo depois do primeiro atendimento. Um cartão, um telefonema, uma visita. Assim vou virar seu fã.
VIII.         Esteja sempre disponível – Lembre-se que doença não tem hora, posso precisar de atendimento a qualquer momento. Então me explique direito como posso acessar serviços de urgência e emergência.
  IX.         Esteja sempre pronto para me receber – Lembre-se que o encantamento se dá primeiro pela visão. Por isso, ao me receber se assegure de estar me trajado, asseio, unhas cortadas e limpas, cores adequadas e em harmonia, se relacione comigo pela “minha visão”, do “meu jeito”. Fique parecido comigo!
Os usuários do SUS, vão até nossa Unidade de Trabalho para se sentirem melhores. Se ali não encontrarem pessoas animadas, bem-humoradas e dispostas, bem arrumdas, bonitas, irão para outro lugar.
A Equipe de Trabalho de uma Estratégia Saúde da Família, tem que compreender que a “primeira impressão” que passa são as pessoas que estão diretamente em contato com o Usuário. Por isso nosso estado físico, nossa apresentação pessoal, nossas atitudes, palavras e ações serão facilmente percebidas por eles.
Observe a reação da comunidade em relação a dois profissionais da saúde. Um a população detesta e faz festa quando por alguma razão ele é transferido de local de trabalho. Já com o outro a comunidade se mobiliza e faz movimento de defesa quando alguém tenta prejudica-lo. Qual a diferença? Os dois são enfermeiros, fazem o mesmo horário, tem igual capacidade? O motivo real da reação da comunidade, é que o segundo passa energia positiva, confiança, entusiasmo e excelente disposição. Já o outro demonstra que não está tão animado assim, para ele tanto faz se a pessoa foi bem atendida ou não.
Costumo dizer sempre que a “linguagem corporal” e a “tonalidade de voz” chegam a ser responsável por 90% do impacto no processo de comunicação e encantamento do Usuário. Por esta razão, lembra-se que mais importante do que “palavras bonitas” é a forma como eles são ditas.
Uma outra lição que aprendi ao longo da vida: esteja sempre vibrante com o trabalho que você executa. Mesmo que não goste dele. O seu trabalho de hoje pode ser o caminho para alcançar seus sonhos, por essa razão não critique, não fale mal, não destrua o que outras pessoas gostam, por que tudo pode se virar contra você mesmo.
Finalmente, nunca se esqueça:
ü  Prazer sempre atrai – Para que o seu Usuário tenha uma experiência memorável é necessário que ele sinta prazer ao ser relacionar com voce e sua equipe, pois o prazer sempre atrai prazer. Portanto, é obvio que a função principal do servidor da saúde é fazer o cliente feliz.
ü  O entusiasmo contagia – A primeira pessoa a ser contagiada pelo entusiasmo e felicidade é você mesmo. Quando você se sente bem a respeito de si mesmo e da equipe na qual trabalha, pensa com entusiasmos, fala de forma otimista, tem expectativas positivas com relação ao futuro, age de forma decisiva e busca estar sempre bem-disposto. É isso tudo que encanta o cliente e faz dele seu fã.
ü  Usuário quer atenção – Todos querem atenção, inclusive o cliente. Nunca desista desta conduta. Persista, continue se aprimorando, treine seu bom dia, sua boa tarde, a forma como vai cumprimentar, abraçar. Tome a iniciativa, ligue pa4ra seu usuário e pergunte como foi o atendimento, do que ele mais gostou, o que poderia ser melhorado. Mantenha os Usuários da sua área de abrangência bem informados a respeito do cardápio de serviços oferecidos na UBS/ESF. Envie cartões de aniversários, com certeza isso fará com que eles se sintam únicos e pensem em você como alguém especial.

Norival R Silva
Consultor Sênior
Gestão Saúde
Fevereiro, 09/2016



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