segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

CIS UMOB INICIA PROCESSO DE COMPRA COMPARTILHADA DE MEDICAMENTOS

Consórcios podem agilizar compra compartilhada de medicamentos.

A grande maioria dos Consórcios de Saúde que adotaram o modelo de Compra Compartilhada de Medicamentos, constataram que suas economias em alguns casos alcançaram percentuais próximo de 30%.
Um dos exemplos mais recente é do Consórcio Metropolitano da Associação de Municípios da Região de Porto Alegre. A aquisição conjunta permitiu estabelecer volume (algo em torno de 210 milhões de unidades) com mais de 140 tipos de medicamentos da atenção básica pelo sistema de compra compartilhada.

O valor inicial previsto era de R$ 44 milhões, mas com a eliminação de intermediários pelo Consórcio, o valor fiou em R$ 30 milhões, gerando uma economia para os integrantes do Consórcio próxima de 14 milhões de reais.

Consórcio faz bem para pequenos e grandes municípios.

Ao contrário do que se possa imaginar, os benefícios na redução de custos não é apenas para pequenos municípios, mas especialmente para os grandes.
Um outro resultado importante da compra compartilhada se dá pela agilidade no processo de compra organizado de forma unica pelo Consórcio e contratualizado por cada membro integrante. Quem mais ganha nesse modelo certamente serão os moradores e usuários do sus de cada município. No modelo de compra compartilhada o Consórcio se responsabiliza pela distribuição dos medicamentos, de forma unificada. Problemas de fornecimento sao das principais causas de falta de remédios nas farmácias municipais. Fornecedores que sofreram penalidade nos municípios consorciados ficam impedidos de participarem do processo licitatório.
Na região do Oeste da Bahia o CIS/UMOB iniciou no final de 2015 os procedimentos para aquisição de compra compartilhada de medicamentos, rompendo com práticas isoladas e buscando economias através de volume de itens de tipos de medicamentos através de uma só aquisição.
Ainda em Janeiro deverá ser divulgado o edital de todo o processo 
Os interessados deverão fazer contato com umob@gmail.com, falar com Talita, Carol ou Érika.


Nenhum comentário:

Postar um comentário